quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Case: Barcelona FC - 100 milhões de acessos via web em 2010.












Fonte: http://amomarketing.com.br/?p=7272

Com este imenso prazer que me foi dado para escrever novamente para o AmoMKT, desta vez quero abordar o case de sucesso que tem se tornado o Barcelona no mundo virtual. O trabalho atual feito pelo clube no ambiente web tem agregado ainda mais valor à imagem do clube. Para tal, vou apresentar algumas destas presenças do clube neste cenário e o merecido valor dado a ele.
Recentemente o Barça apresentou seu novo site, sua porta de entrada na web. Ao entrar, o usuário pode escolher entre seis línguas disponíveis: inglês, catalão, japonês, chinês, árabe e espanhol. Nítida importância que o clube dá a seus milhões de torcedores. Para a viagem pelo site ser dinâmica e com conteúdo, são mais de 6 mil páginas e quase 12 mil fotos disponíveis. Um banco de dados invejável.
Esta mudança no visual, e no conteúdo, o site vem para contemplar os mais de 100 milhões de acessos que o clube atingiu em 2010. Com este novo projeto, o Barcelona separou devidamente cada informação disponível, separadas em seções apropriadas de acordo com o assunto.
Já nas redes sociais, o Barça dá um show a parte. No Twitter, o clube está perto da marca dos dois milhões de seguidores. Notícas do elenco principal, categorias de base, promoções em sua loja oficial, vídeos da Barça TV, são alguns dos assuntos que se fazem presentes no @FCBarcelona. O ponto alto são as narrações dos jogos em tempo real.
No Facebook, o Barcelona é o líder de seguidores. Hoje são mais de 20.4 milhões de pessoas que acompanham a fanpage do clube. Em sua página, o clube dispõe de diversas abas com os mais diversos serviços disponíveis: Youtube, Twitter, loja oficial, Fundação e espaço para seus patrocinadores. As notícias são postadas em inglês e espanhol.
Naturalmente, o Barcelona foi o precursor no Google+. Vendo um horizonte muito positivo na nova ferramenta da gigante da web, o Barcelona tratou logo de colocar um perfil oficial nesta nova plataforma. Agora, outros clubes já aderiram, como Chelsea, Juventus, entre outros. No Google+ o clube conta com mais de 20 mil seguidores e o atualiza diariamente.
Este forte desenvolvimento na internet colabora diretamente para a globalização da marca Barcelona e leva a experiências de marca muito positivas aos fãs, seja qual for o país que ele esteja. Com os números alcançados pelo clube em patrocínios, ações de marketing e suas fortes alianças corporativas, é impensável que o clube não seja merecedor da alcunha Més que un club.

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